Associação Capoeira Escola - Capoeira Para Todos - Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

A capoeira e as pessoas com deficiências

Auto-estima, sociabilização, cooperativismo, são apenas alguns dos benefícios que a capoeira pode proporcionar para o indivíduo, principalmente aqueles que possuem necessidades especiais, que em alguns momentos se encontram fechados em seu próprio mundo com dificuldades extremas de se expressar. A capoeira é a “expressão do sentimento através do movimento”. Sendo assim essa arte auxilia também em caráter de reeducação motora, aplicando a movimentação para enriquecer sua vivência motriz, desenvolvendo o tônus e o condicionamento físico. O ritmo, a musicalidade, o resgate da história são outros fatores importantíssimos no desenvolvimento do projeto. Na avaliação do trabalho é respeitado a individualidade biológica de cada um, sendo requisitado o controle corporal e espacial não havendo contato físico. Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), por deficiência mental entende-se o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação, cuidados pessoais, competência domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho. No caso da deficiência motora, as possibilidades após a compreensão da anamnese de realizar aplicativos motores na cadeira de rodas, ou apoio de muletas, ou no solo. Na deficiência auditiva com a vibração do atabaque e principais expressões de Libras, além de explicações com a oralidade bem articulada facilitam a inclusão. E na deficiência visual, além do tato e boas explicações orais, vivencias com vendas para os demais participantes contribuem para este aprendizado.

Adultos – Academias

Nosso trabalho em academias pode visar a saúde e o bem-estar do praticante, assim como treinamento desportivo ou individualizado com aplicativos para hipertrofia, resistência muscular localizada, trabalhos aeróbios e anaeróbios, flexibilidade, força, ritmo e coordenação motora, além de sociabilização, cooperatividade e resgate cultural. Estratégias como circuit training com elementos da capoeira, aero ginga, treinamentos intervalados com aplicativos da capoeira, educativos para aumento da velocidade de reação, defesa pessoal, especificidade por modalidades e contribuição para o MMA.

Terceira Idade

Contribuindo para a sociabilização, desenvolvimento do equilíbrio, força, resistência muscular localizada, com o intuito de evitar quedas e possíveis lesões, a capoeira possibilita uma maior auto-estima e independência do indivíduo na Terceira Idade, com um embasamento científico que respeita a individualidade biológica e social e previne algumas moléstias comuns nesta faixa etária, com uma metodologia voltada para a musicalidade, educativos simples de movimentos corporais, coordenativos, lúdicos e de alongamento.

< voltar