Associação Capoeira Escola - Capoeira Para Todos - Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

Estratégias

Interdisciplinariedade: Em todos os momentos a capoeira pode atribuir em conjunto com seu conteúdo oportunidades para realizarmos a interdisciplinariedade no ambiente escolar, seja nas aulas de história ou geografia com sua origem e localização dos principais quilombos ou academias, desde a matemática com contagem de golpes, ou a língua portuguesa com a nomenclatura de golpes e cantigas. Com a capacitação de nossa equipe, os profissionais favorecem a obrigatoriedade da Lei 10639, que sanciona que toda Escola de Ensino Fundamental deve inserir o conteúdo da história afro-brasileira no ambiente escolar, e a capoeira é uma forma dinâmica e lúdica, estimulando assim este aprendizado.

Atividades Lúdicas: A capoeira deve ser desenvolvida em caráter lúdico, estimulando o aprendizado dos educandos, utilizando algumas atividades recreativas envolvendo a história da capoeira, seus movimentos e ritmo, otimizando a dinâmica, sem perceber que o aprendizado ou o treinamento esta sendo realizado.

Jogos Cooperativos: Nascida na necessidade do negro escravo em se libertar, mesmo tendo africanos de diferentes localidades do continente, muitas vezes ex-rivais, criaram a sociedade mais igualitária que eram os quilombos, onde conviviam em harmonia ex-escravos, indíos e até mesmo brancos que não concordavam com a sociedade na época, sobreviveu com a reunião e introdução dos instrumentos musicais, e posteriormente a metodologia, indumentária e graduação, criando a modalidade esportiva, hoje compreendemos que a capoeira é jogada COM o companheiro e não CONTRA o oponente.

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